Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Após ter escrito o post anterior, interrogo-me sobre a questão pertinente: após a adição do herói ao panteão do Olimpo, este parece desaparecer de toda a mitologia grega, não lhe sendo atribuídos quaisquer outros mitos. Apesar de um tal ocorrência parecer normal, não me recordo de qualquer outra situação em que uma qualquer figura tenha sofrido deste mesmo mal. O maior dos heróis da Grécia clássica recebe a maior das honras que poderia ter, e de seguida simplesmente desaparece? Não me parece muito lógico... Quais as vossas opiniões relativamente a esta questão?

Licença Creative Commons

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Frederico Marques a 14.05.2009 às 17:24

A mim, parece-me bastante lógico. Herácles era, a meu ver, um simbolo da luta de um homem, contra algo maior que ele. Mesmo Herácles, tinha como antagonista, Hera, irmã/mulher de Zeus...

Parece-me que depois de a parte carnal, humana, ter falecido, o caminho que restava ao herói, era tornar-se uma figura abusadora, tal como os restantes deuses do panteão.

Figurativamente, todos os deuses, mesmo que retratados como personagens positivas ou não, numa ou outra lenda, detêm sempre uma característica de influênciarem e serem causadores de grandes males... directa ou indirectamente.

Essas características sobreporiam-se á lenda heróica de Herácles, e perjudicaria a lenda a longo tempo.

O que te parece?

Comentar post



Espaço da autoria de Ovídio Silva (Doutorando em Clássicas), e de um anónimo interessado nestes temas.



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

  Pesquisar no Blog