Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A ideia para este post surgiu na sequência de uma discussão que tive esta semana, relativa a este assunto.

De uma maneira bastante invulgar, pode-se constatar que quase todos os deuses do sexo masculino surgem com barba, enquanto que as deusas surgem com formas generosas. Enquanto que tais características podem ser facilmente explicadas tendo em vista os ideias de beleza da época, e tendo também a atenção de uma característica de deus à imagem e semelhança do homem, característica esta adoptada também pelo cristianismo uns séculos mais tarde, isto levanta certamente uma questão pertinente sobre a idade aparente de cada um dos deuses, bem como algumas inconsistências lógicas.

A necessidade de atribuição de idade a uma determinada entidade parece surgir, ao longo dos tempos, sempre agarrada à necessidade de saber o tempo de vida dessa mesma entidade. Enquanto que para os seres mortais tal definição terá obviamente lógica, o mesmo não se poderá dizer dos deuses. Com a existência de diversos mitos que narram alguns nascimentos (sendo que os mitos do semi-deuses Hércules e Aquiles se apresentam como alguns dos mais evidentes), sabe-se à partida que os deuses terão de crescer.

No entanto, isso certamente não explica a existências das 3 Parcas (ou Moiras, "Moirae", Destinos, o que quiserem). Sendo que estas se apresentam como um elemento essencial da vida, função esta a qual era mesmo temida pelos próprios deuses, é-nos também dito que são filhas de outros deuses (a proveniência depende da versão do mito). Assim, isto revela uma grave inconsistência, visto que tornaria impossível a morte de alguém (humando ou imortal) antes do seu próprio nascimento. A não ser que a sua existência se provasse como sendo anterior à dos humanos, isto apresenta-se como deveras estranho.

Opiniões?

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:



Espaço da autoria de Ovídio Silva (Doutorando em Clássicas), e dois anónimos interessados nestes temas.


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

  Pesquisar no Blog