Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Homero(s)

11.12.06
Há uns tempos, foi deixado neste blog um comentário sobre se a "Odisseia" e a "Ilíada" teriam sido escritas por um único homem, ou se este Homero, a quem é atribuída a autoria das obras, era um entidade colectiva. Conforme dito no comentário em questão, mais informação sobre isto pode ser lida neste site.

Apesar de me ser apenas permitido conjecturar sobre uma tal questão, a minha opinião resume-se a uma clara incerteza. É, talvez, possível provar que a obra provém de tempos da Grécia Clássica, mas é-nos impossível provar a sua autoria. Deste modo, poderia até ter havido uma contaminação dos escritos originais com trabalhos de outros autores, relativas também ao conflicto de Tróia, o que facilmente explicaria algumas diferenças de estilo na obra.

Existe também a possibilidade de ter sido, efectivamente, escrita por diversos autores, e que este "Homero" seja não mais que um nome colectivo, uma hipótese que poderia ser argumentada com a morte de um dos poetas e com a necessidade de outrém continuar a obra do mesmo.

No entanto, e como já disse, estam tratam-se apenas de meras hipótese pessoais, nada mais.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:



Espaço da autoria de Ovídio Silva (Doutorando em Clássicas), e dois anónimos interessados nestes temas.


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

  Pesquisar no Blog