Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



18.12.05

Rá é o deus-sol de Heliopolis no Antigo Egipto. O seu nome significava originalmente "boca" na língua egípcia e era uma referência directa para algumas das suas criações, apresentando algumas relações com outros deuses da mesma mitologia. Em periodos mais tardios, foi assimilado ao deus Hórus. Era associado principalmente ao escaravelho e ao mítico animal fénix pois, como eles, apresentava funções de eterna morte e renascimento nas suas vidas. Um dos seus "artefactos" mais conhecidos é o "Olho de Rá" (vulgarmente conhecido como "Olho de Hórus") que supostamente tudo via, uma capacidade mítica que mais tarde seria mesmo assimilidade por entidades de outras religiões, como o recém-chegado Cristianismo.

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Sem imagem de perfil

De alvaro dias a 24.06.2011 às 17:19

Interessante texto, acabei de ler um livro surpreendente - Ordem dos Fantasmas - veja - ordemdosfantasmas.blogspot.com - nesse mesmo livro a uma citação sobre a Deusa Sia! O que você sabe sobre ela? Não encontrei nada aqui. Parabéns pelo blog!
Imagem de perfil

De alguém a 04.07.2011 às 08:18

Existe, tanto quanto pude apurar, uma deusa "Sia" na mitologia egípcia, mas nada sei sobre ela, até porque me pareceu ser uma deusa menor, daquelas que tem um carácter muito secundário nessa mitologia.

Comentar post



Espaço da autoria de Ovídio Silva (Doutorando em Clássicas), e de um anónimo interessado nestes temas.
Licença Creative Commons



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

  Pesquisar no Blog