Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Outro dia dei por mim a pensar na impossibilidade de efectuar uma divisão temática da Mitologia Greco-Romana. É claro que existem, em termos gerais, infinitas divisões possíveis de seguir, mas não me ocorre nenhuma que permita uma cisão mais geral, possibilitando a colocação de um qualquer mito numa categoria de um pequeno universo. Tais pensamentos levaram-me a uma discussão interna sobre o que é, efectivamente, um mito, e como se poderá defini-lo ...

Segundo o Dicionário Online de Língua Portuguesa, o mito é narrativa fabulosa transmitida pela tradição, referente a deuses que encarnam simbolicamente as forças da natureza, os aspectos da condição humana. Tal definição é claramente consistente com os mitos de Narciso, de Baúcis e Filémon ou mesmo de Pigmalião , entre muitos outros. Contudo, levanta um enorme problema, ao impedir que a vida de Hércules , enquanto história conexa e simples ligação de diversos episódios, seja considerada como um mito. A Guerra de Tróia, por exemplo, partilharia desse mesmo problema.

De acordo com uma outra definição, mito é
tradição que, sob a forma de alegoria, simboliza um facto natural, histórico ou filosófico, algo que considero um pouco fiável.

Contudo, ambas as definições aqui presentes nos levam a uma palavra chave - tradição. Sem a correcta interpretação desta, um qualquer leitor contemporâneo poderia culpar Zeus por um
raio que atinja a árvore em frente de sua casa, historieta que poderia ser considerada, ironicamente, um mito. Assim, entende-se a impossibilidade de considerar um qualquer texto escrito nos dias de hoje como um mito, mesmo que inclua conteúdos similares aos dos textos antigos. Recorrendo ao dicionário anteriormente citado, tradição é conhecimento ou prática que provém da transmissão oral ou de hábitos inveterados.


Voltando à questão inicial, o que é efectivamente um mito? Citando Fernando Pessoa no seu poema "Ulisses", "O Mito é o nada que é tudo"
.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:


3 comentários

Sem imagem de perfil

De Wal Ricardo a 10.10.2007 às 01:04

ADOREI SEU BLOG, EU TBM TENHO UM BLOG SOBRE MITOGIA GREGA E ROMANA, MAS ESTOU NO INÍCIO E BUSCANDO CADA VEZ MAIS O APRENDIZADO SOBRE O ASSUNTO.
PARABÉNS PELO BLOG.
ABRAÇOS
Sem imagem de perfil

De Cesario Simões a 05.07.2007 às 11:09

em http://takemikadzuchi.spaces.live.com/ pode-se ver um resumo de mitologia japonesa classica
Sem imagem de perfil

De A Pedra de Toque a 27.06.2007 às 19:48

Gostava de saber o que pensa dos chamados mitos urbanos ou seja a presença activa do mito como encerrando moral, sabedoria e experiência e quais as semelhanças comos mitos da antiguidade clássica.

Comentar post



Espaço da autoria de Ovídio Silva (Doutorando em Clássicas), e dois anónimos interessados nestes temas.


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

  Pesquisar no Blog