Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Há já quase um mês, tive a oportunidade de visitar as Galerias Romanas da Rua da Prata, em Lisboa, descobertas após o terramoto de 1755.

Infelizmente, estas só estão abertas uma vez por ano, normalmente durante três dias, e no meu caso pessoal tive de aguardar cerca de seis horas numa fila para ter direito a uma visita guiada. Do ponto de vista artístico e histórico, este criptopórtico tem hoje muito pouco para ver, pelo que recomendo uma visita a mero título de curiosidade. Segundo texto do Museu da Cidade, a parte visitável destas Galerias é composta por:


-- Pequenos compartimentos (celas) dispostos lateralmente a algumas das galerias, que poderão ter sido utilizados na época romana como áreas de armazenamento

-- Arcos em cuidada cantaria de pedra almofadada, técnica típica dos inícios da época imperial romana

-- Abóbadas, onde são visíveis as marcas das tábuas de madeira que serviram para a sua construção e onde se pode observar várias aberturas circulares que serviram bocas de poço a partir de data desconhecida

-- “Galeria das Nascentes”, também chamada “dos Olhos de Água”, que ostenta a fractura que divide em dois a parte hoje visitável do monumento. Nesta fenda brota a água proveniente do lençol freático e que irrompe inundando toda a área das galerias.
( fonte: documentação do Museu da Cidade, Lisboa)


Ainda assim, é interessante ver a associação desta estrutura com Esculápio, o Deus Romano da Medicina, com o local que se viria a tornar, séculos mais tarde, a cidade de Lisboa. Contrariamente ao que sucede em locais mais próximos do centro do poder Romano, toda a Península Ibérica parece ser associada com divindades mais pacíficas e benevolentes.

Em suma, este acaba por ser um local que vale a pena visitar, mais por curiosidade que qualquer outra razão. Pessoalmente, eu devo confessar que esperava algo mais ao estilo das Catacumbas de Roma, e essa acaba por ser a única razão pela qual eu fiquei um pouco desiludido após a visita a estas Galerias.

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Sem imagem de perfil

De William douglas a 08.02.2012 às 23:12

olá meu nome e william eu estudo na escola papa joao paulo em itaúba

Comentar post



Espaço da autoria de Ovídio Silva (Doutorando em Clássicas), e dois anónimos interessados nestes temas.


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

  Pesquisar no Blog