Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Escuridão

27.02.08

Outro dia, numa das minhas usuais pesquisas pela internet, vi o vídeo acessível acima. É o anúncio de televisão de um jogo baseado na Mitologia Grega (o título do mesmo "God of War: Chains of Olympus"), mas o que realmente interessa neste post é o conteúdo do próprio vídeo.

"In the beginning, there was darkness", e é essa escuridão inicial que tem uma importância fulcral em todas as mitologias que conheço. Enquanto que, segundo Hesíodo, o mito grego da criação apresentava Gaia/Geia como entidade geradora de todas as coisas, também reconhecia a existência prévia do Caos, de uma ausência de ordem que comportava a junção dos quatro elementos. Numa outra versão, seria Eros este criador inicial, uma possibilidade certamente romântica mas que também supõe a existência inicial de um "nada".

Esta mesma criação, nas Mitologias Egípcia e Nórdica, também apresenta a escuridão inicial, esta ausência de todos os elementos que hoje conhecemos e considerados eternos, o que me leva a perguntar: afinal, de onde virá este interesse do Homem Antigo pela escuridão, ao ponto de lhe atribuir uma tão-grande importância nas suas mitologias?
São certamente muitas as respostas possíveis, mas na minha opinião pessoal creio que esta importância da escuridão se prende com uma das poucas certezas da vida, a existência de um período de ausência de luz após todos os dias. Assim sendo, é possível que a esta existência cíclica e aparentemente infinita tenha sido dada uma enorme importância, por oposição às divindades solares, que também tinham um papel importante nessas mesmas mitologias. Trata-se, claro está, de uma mera possibilidade, mas é certamente interessante constatar as semelhanças reais que todas estas mitologias apresentam neste determinado ponto.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Espaço da autoria de Ovídio Silva (Doutorando em Clássicas), e dois anónimos interessados nestes temas.


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

  Pesquisar no Blog