Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Hoje, finalmente acabei de ler esta obscura obra. É importante ter em conta que este não é, de todo, um texto interessante, algo que se possa ler numa paragem de autocarro, mas somente uma obra da qual se merece ter uma visão geral. De facto, este texto de Licofron, o único que sobreviveu até aos dias de hoje, é composto por sequências extremamente complexas, tanto do ponto de vista temático como artístico.

 

A obra, que pode ser lida gratuitamente (e em inglês) no seguinte link, apresenta algumas previsões da profeta Cassandra de Tróia, que assentam, na sua maioria, nos regressos dos heróis gregos após o término da guerra. Infelizmente, como sucede em grande parte das previsões, ainda hoje conhecidas, do Oráculo de Delfos, também estas são extremamente crípticas, e referem mitos bastante obscuros, grande parte dos quais nem sequer sobreviveram até aos dias de hoje; é necessário, ainda, ter em conta que mesmo os autores antigos consideravam esta obra como extremamente obscura, e portanto trata-se de uma obra apresentada como mera curiosidade, não sendo indicada para a maioria dos leitores.

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Camila Reis a 01.02.2009 às 12:11

Olá outra vez,

Peço desculpa o incómodo, mas tenho andando à procura de informações de uma ilha que é mencionada no poema homérico, a Odisseia e não tenho tido sucesso. Pensei em colocar aqui esta dúvida...
Esta ilha (da qual não sei nem o nome) era temida pelos marinheiros que, por 'saberem' tratar-se de uma ilha suspensa sobre as àguas, acreditavam que podia mudar de sítio.
Mais uma vez peço desculpa pelo incómodo. Obrigada pela atenção,
Camila Reis

Comentar post



Espaço da autoria de Ovídio Silva (Doutorando em Clássicas), e de um anónimo interessado nestes temas.
Licença Creative Commons



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

  Pesquisar no Blog