Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Foram recentemente descobertas seis novas esculturas em Roma. Uma imagem da descoberta pode ser vista neste link. De acordo com a informação do Ministério para os Bens e Actividades Culturais Italiano, as esculturas encontradas são "um busto com retrato, duas cabeças masculinas da família dos Severos, uma cabeça feminina da família dos Severos, um retrato de uma criança e uma estátua (provavelmente de Zeus) representada nua e em tamanho natural".

 

Infelizmente, nem todas as seis descobertas aparecem representadas na imagem disponibilizada, mas esta foi a única que o Ministério disponibilizou até agora.

Autoria e outros dados (tags, etc)


3 comentários

Sem imagem de perfil

De BAdS a 27.02.2011 às 16:31

Onde foram descobertas, exactamente?
Já agora, podes fazer algum post acerca das divindades hispânicas pré-romanas? Por exemplo, sobre o santuário de Endovélico.
Imagem de perfil

De alguém a 14.03.2011 às 06:20

Não tenho essa informação comigo neste preciso momento, mas tenho uma vaga ideia que foram descobertas perto das Termas de Diocleciano.

Quanto a um post sobre "divindades hispânicas pré-romanas", não o posso fazer, já que pouco sei sobre esse tema. Posso dizer que, segundo alguns autores do século XVIII (as fontes em que se basearem para tal não são mencionadas), Gerião - o mesmo do 10º trabalho de Hércules - era uma divindade pré-romana na Península Ibérica. Nesse sentido, é até bastante provável que, como sucedeu no caso de alguns mitos egípcios, a religião pré-romana da Península Ibérica se tenha fundido, mais tarde, com a Romana, fazendo com que existam poucos vestígios da sua existência separada.
Sem imagem de perfil

De Miguel Monteiro a 12.02.2011 às 11:34

Obrigado!

Comentar post



Espaço da autoria de Ovídio Silva (Doutorando em Clássicas), e dois anónimos interessados nestes temas.


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

  Pesquisar no Blog