Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

06 de Setembro, 2015

O mito de Perseu e a morte do herói

Na Mitologia Grega é muito famoso o mito de Perseu, na qual este herói defrontou a Medusa (essa famosa história pode ser vista no link!) e salvou Andrómeda de um monstro marinho, mas há um aspecto muito singular na sua trama mitológica e que passa pela morte da sua figura principal - como foi a morte desse famoso herói? Contrariamente ao que sucede com muitos outros, o fim da sua vida é pouquíssimo mencionado nos mitos da Antiguidade, e tanto quanto foi possível averiguar até só existem duas breves menções a todo esse evento:

O mito de Perseu e a Medusa

Higino, ao listar um conjunto de figuras que mataram parentes, diz que este Perseu, o filho de Jove [i.e. Júpiter] e Dánae, foi morto por Megapente, filho de Preto, devido à morte do pai deste. Tratando-se de uma simples entrada numa lista não é dado qualquer detalhe adicional, sendo-nos impossível saber o que se terá passado.

João Malalas, um autor tardio e especialmente conhecido pelos mitos estranhos que fez chegar aos nossos dias, conta-nos que um dia Perseu defrontou em combate um idoso Cefeu, pai de Andrómeda. Dada a sua idade esta segunda figura já não conseguia ver, pelo que quando o herói usou a cabeça de Medusa para o transformar em pedra, o famoso artifício, provavelmente pela primeira vez, falhou. Face a uma tão invulgar falha Perseu decidiu verificar o que se passava, olhando então para a famosa cabeça e assim falecendo.

 

Face a estas duas versões tão divergentes devemos ter em conta que a segunda só é mencionada já no século VI d.C., enquanto que a primeira quase nada nos deixa perceber sobre a morte do herói, como ela tinha lugar no tempo da Grécia Antiga, apesar de ser indubitavelmente mais antiga que a anterior. Se o episódio de Perseu e da sua mais famosa opositora já era conhecido desde tempos muito antigos, em que já aparecia bem atestado na arte, a literatura durante mais de 500 anos nunca menciona o destino final da figura, sendo provável que o herói se tenha limitado a desaparecer, sem qualquer razão para tal.

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.