Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Se alguém por aqui tivesse de classificar esta obra, creio que diria que ela é tão interessante quanto complexa. O autor, Sérvio, pega na famosa Eneida de Virgílio e comenta-a, quase linha a linha. Porém, a obra também acaba por ser um pouco desorganizada, no sentido de que é extremamente útil caso um leitor pretenda saber mais sobre um dado verso da obra de Virgílio, mas de uma enorme complexidade caso se pretenda verificar as várias anotações que tem para oferecer sobre um dado tópico.

 

Esta é, então e como é evidente, uma obra imprescindível para o estudo da Eneida, mas também para a compreensão das múltiplas fontes que esse seu autor tinha à disposição (muitas delas fontes hoje perdidas, como o épico de Énio, ou os poemas do Ciclo Épico), dos mitos a que este fazia alusão, e também dos aspectos mais culturais que fazem parte da obra.

 

Presumo que esta seja, para a maior parte dos leitores, uma obra de consulta, e não algo para ser lido de forma sequencial, já que se chega a tornar enfadonha, ao também comentar versos que, para 99% dos leitores, seriam de importância menor. Não deixa, contudo, de ser uma obra muito única, e repleta de um saber frutífero.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Espaço da autoria de Ovídio Silva (Doutorando em Clássicas), e dois anónimos interessados nestes temas.


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

  Pesquisar no Blog