Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Esta sequência, a que Pseudo-Apolodoro atribuía o nono lugar nos trabalhos de Hércules, também pode ser vista como de alguma complexidade, na medida que parecer ter evoluído bastante ao longo dos séculos. Se em fontes mais antigas o principal objectivo parecia ser o de derrotar as Amazonas em combate (servindo um cinto como prova do feito), nas mais recentes o objectivo final já parte de um pedido da filha de Euristeu, que desejava, por alguma razão que não é muito clara, possuir o cinto de uma rainha desse povo guerreiro.

Independentemente da razão inicial para esta demanda terá existido um confronto guerreiro com as Amazonas, em que pelo menos dois heróis, Hércules e Peleu, tiveram algum papel importante. Mais tarde o filho de Alcmena consegue um cinto, seja o de uma outra amazona ou da própria Hipólita (nesse caso sendo vista como uma rainha), conquistando-o em batalha, e apresenta-o a Euristeu.

Tenha-se também em atenção que um elemento de romantismo entre Hércules a Hipólita, ou uma qualquer outra interveniente, é apenas mencionado em algumas versões mais tardias do mito, não ocorrendo nas mais antigas.

Hércules e Hipólita, com a rainha a oferecer o cinto ao herói

Nesta primeira imagem pode ser vista uma Amazona, possivelmente até Hipólita, prestes a oferecer algo semelhante a um cinto a Hércules, aqui facilmente identificável através da pele de leão e de uma clave que transporta. Poderá representar a versão do mito em que a rainha queria oferecer o cinto a herói, mas as suas intenções foram frustradas por Hera, que levou à ideia de que este queria também raptar a rainha, levando a um combate.

Hércules a combater as Amazonas

Hércules em combate contra uma Amazona

Já nestas duas imagens pode ser visto um confronto guerreiro de Hércules contra as Amazonas, que representaria outra fase do mito e que cuja representação parece ter sido bastante mais popular. Porém, tenha-se em conta que a referência a um qualquer cinto parece estar totalmente ausente, com o herói a demonstrar mais interesse no combate do que numa qualquer peça guerreira que pretendesse recuperar.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Espaço da autoria de Ovídio Silva (Doutorando em Clássicas), e dois anónimos interessados nestes temas.


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

  Pesquisar no Blog