Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Este é um pequeno texto, atribuído a Hesíodo, era certamente parte de uma obra maior (talvez algum catálogo?), mas na sua forma actual apresenta-nos, essencialmente, três episódios.

 

O primeiro deles, que serve de introdução, fala do nascimento de Héracles e do seu irmão Iolau. Leva-nos, depois, a um momento em que os dois heróis encontram Cicno e Ares. É nesse momento que surge o segundo episódio, em que é descrito o escudo de Herácles, em palavras muito semelhantes às da Ilíada. A esse se sucede o terceiro episódio, em que Héracles luta com Cicno, derrota-o, e é então atacado por Ares, confronto para o qual recebe conselhos de Atena.

 

Este é um texto que, apesar de não ser totalmente original, não deixa de ser pitoresco. Se é um texto de Hesíodo, ou de algum outro autor, é algo que já na Antiguidade se apresentava como controverso, mas seja qual for a sua autoria, permite-nos ter acesso a um pequeno mito de Cicno, filho de Ares (existe várias outras figuras com este nome, devo esclarecer), e sua relação com as figuras de Héracles e de Iolau, cujas aventuras já não estão totalmente representadas nos textos que nos chegaram.

Licença Creative Commons

Autoria e outros dados (tags, etc)



Espaço da autoria de Ovídio Silva (Doutorando em Clássicas), e de um anónimo interessado nestes temas.



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

  Pesquisar no Blog