Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O mito de Acteon

17.02.17

Os elementos mais básicos do mito de Acteon são bastante variáveis, mas todos eles concluem com um elemento crucial - tratando-se de um caçador exímio, fez algo para ofender a deusa Artémis. Se se considerou melhor caçador que ela, se a viu nua no banho, ou se algo de diferente teve lugar depende de autor para autor. Sabemos é que em todas as versões Acteon é depois transformado em veado, acabando por ser atacado pelos próprios cães que antes usava no seu ofício.

 

fonte

 

É esse derradeiro momento do mito que mais caracteriza esta figura e que o tornou conhecido na arte ocidental. É, como na imagem acima, muitas vezes representado em pleno castigo, com a deusa da caça ainda visível, mas num momento em que a figura humana e a de um cervo já dificilmente se separam. É, como muitos outros heróis, um bom exemplo do que sucedia aos seres humanos quando ultrapassavam os seus limites, levando, como sempre, a um castigo divino.

Autoria e outros dados (tags, etc)


5 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 18.02.2017 às 14:57

Desculpe o erro na palavra "interessar"
Sem imagem de perfil

De Does a name matter a 18.02.2017 às 14:56

Já tinha lido as actualizações ontem, mas agradeço imenso a chamada de atenção para novos posts no meu email. Sou uma autêntica criança maravilhada com todas estas matérias. Nutro, uma verdadeira paixão, talvez, quase extrema, por todos estes "assuntos" que me viciam e estimulam ao máximo e puxam, como contribuem, também, para muita da minha inspiração e criatividade, se é que possuo alguma capacidade de traduzir alguma coisa de meritório pelo que me suscita tanto amor. Tanta devoção.
Lamento ser uma ignorante, para lá de saber muito a respeito e em intressar sempre mais e mais por tudo, sei que estou aquém e estarei sempre do que almejaria saber e conhecer. Toda esta matéria, para mim, já nos bancos da escola, se desenrolava na voz e interpretações dos professores como uma novela fantástica, um romance majestoso e sempre foram disciplinas que me granjearam boas notas e muito, muito interesse. Não poderei, nunca, expressar o que todo este "mundo" faz pela alegria e admiração e autêntica fascinação, que sempre possuirei por estes temas e que o blog tão ricamente nos mostra, com verdadeira mestria. Bem haja! Continuação do excelente trabalho. Bom fim de semana.
Imagem de perfil

De alguém a 19.02.2017 às 00:58

Obrigado por toda essa simpatia, é para momentos como esses que escrevemos, e já sabe, se tiver alguma dúvida ou quiser que se aborde um tema específico, basta dizer!
Imagem de perfil

De Does a name Matter a 21.02.2017 às 00:43

Suponho que já não recebo actualizações da página. De qualquer modo agradeço enquanto mas mandaram e desejo boa continuação do óptimo blog. Não foi simpatia nenhuma, é mesmo o que sinto e penso. Obrigada por me terem deixado fazer parte durante um bocado. Tudo de bom!
Imagem de perfil

De alguém a 21.02.2017 às 17:37

Não tem andado a receber as actualizações? As do Facebook sabemos que as pessoas recebem, mas as enviadas por e-mail ultrapassam-nos completamente, são enviadas diariamente pelo Sapo, e nem temos forma de constatar quem as recebe... portanto, se for esse o caso, por favor avise-nos, para podermos verificar o que se passa.

Comentar post



Espaço da autoria de Ovídio Silva (Doutorando em Clássicas), e de um anónimo interessado nestes temas.
Licença Creative Commons



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

  Pesquisar no Blog