Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

04 de Agosto, 2017

O mito de Licáon

Licáon, também conhecido como Licaão, Lycaon ou Licaonte, foi o primeiro rei da Arcádia (no Peleponeso) na Mitologia Grega. O mais famoso de todos os seus mitos conta-nos como esta figura, numa altura em que os deuses e os seres humanos ainda coexistiam num mesmo plano, matou o próprio filho e serviu-o num banquete a Zeus, tentando testar os poderes deste deus. Como é natural, a figura divina rapidamente se apercebeu do que se passava, transformando o rei num lobo e trazendo de volta à vida o falecido.

 

Se a identidade do jovem até varia entre versões do mito, existe quase sempre uma relação directa entre o rei e o sacrificado, sendo até possível que a história tenha um fundo de verdade, preservando vestígios de um tempo em que os seres humanos ainda eram sacrificados aos deuses (ver, por exemplo, esta notícia).

 

Outro aspecto curioso deste mito é o facto de se dizer que este monarca, Licáon, tinha 50 filhos - a Biblioteca de Apolodoro lista os seus nomes, mas não reconta as aventuras de cada um deles, sendo possível que tenham estado mais associados a mitos etiológicos.

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!