Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

26 de Junho, 2017

O mito de Pégaso resumido

O cavalo alado Pégaso, também conhecido por Pegasus, é talvez uma das figuras mais famosas da Mitologia Grega, sendo portanto um pouco inexplicável que a sua história nunca cá tenha sido recontada antes. Para corrigir esse esquecimento, aqui fica ele - o mito de Pégaso resumido, que até pode ser dividido em dois momentos principais:

Pégaso a voar

O primeiro deles liga-o a Perseu, sendo-nos dito que quando este herói cortou o pescoço da Medusa, do sangue desta nasceu o cavalo voador Pégaso. Curioso é o facto de ele não ter qualquer espécie de influência nesse mito. Parecerá um pouco estranho, não fosse o facto de sabermos que essa é uma adição tardia ao mito, com algumas versões ainda a relacionarem esta criatura com algumas fontes; contudo, já não temos a certeza de como esse nascimento ocorria antes de ser ligado a Perseu.

 

No segundo momento, este animal é emprestado a Belerofonte, para que defronte a Quimera. Os detalhes de toda a aventura divergem entre versões, mas partilham alguns elementos comuns: o mítico cavalo foi obtido com auxílio divino e foi com ele que o herói acabou por conseguir atingir o seu objectivo, mas foi também ele o responsável pela morte dessa figura. Numa parte mais famosas desse mito, o herói tentou que Pégaso ascendesse até ao Olimpo, com a intenção de ver os deuses com os seus próprios olhos, mas pelo seu acto arrogante foi precipitado para sua morte. O cavalo foi colocado entre as estrelas, onde ainda hoje pode ser visto.

 

Esta breve descrição deixa-nos compreender um dos grandes problemas tanto do mito de Pégaso como do de Belerofonte. Se muitas são as fontes que atestam parte da sua trama e os seus elementos basilares até são sobejamente conhecidos, não existe nenhuma obra que nos conte, de uma forma mais alongada, o que terá acontecido. Mesmo a forma como a Quimera é derrotada diverge, só tendo nós a certeza de que o cavalo alado teve um papel importante nessa aventura. Este é, por isso, um mito um tanto ou quanto difícil de seguir, na medida que não sabemos todos os seus contornos originais.

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!