Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

03 de Julho, 2017

O Monstro de Loch Ness existe?

O Monstro de Loch Ness, também conhecido por "Nessie", é um dos grandes mistérios dos nossos dias. Há gente que jura por tudo o que existe que o viu, bem como pessoas que dizem tratar-se de um embuste para trazer mais turismo a essa região. O nosso objectivo, aqui, não é falar de nenhuma dessas hipóteses, mas de apontar uma curiosidade bem mais estranha.

 

Segundo nos conta a Vida de São Columba, da autoria de Adomnán, existia um monstro no Rio Ness (ou seja, próximo do famoso loch) que atacava as populações que se aventuravam nesse curso de água. Quando o santo o viu, usou o sinal da cruz e algumas palavras para o afastar, tendo a criatura se afastado sem qualquer alarido.

 

Não sabemos se este terá sido um dos avôs de "Nessie", o Monstro de Loch Ness, mas não deixa de ser curiosa, essa associação de uma criatura monstruosa ao local, há já mais de um milénio. Por outro lado, considerar esta evidência como credível também implica, por exemplo, acreditar na possibilidade de uma existência de criaturas como a Hidra de Lerna ou os Pássaros do Lago Estínfalo. Assim, a busca por uma resposta continua...

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!