Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O seguinte emblema pode, hoje em dia, ser encontrado em muitos carros:

Claro que representa um pequeno peixe, mas qual o seu verdadeiro significado? Não temos a certeza se todos aqueles que o usam ainda o fazem pela mesma razão, mas originalmente este símbolo era usado para que os verdadeiros cristãos se reconhecessem uns aos outros. Diz a história que um dos crentes desenhava metade do peixe e se um outro fosse capaz de completar o desenho seria, também ele, um cristão oculto num tempo de perseguição.

 

Mas porquê um peixe e não uma âncora, uma cruz, ou um qualquer outro símbolo? A resposta não é óbvia, mas provém da palavra grega para peixe - ἰχθύς, ou ichtys. Tratava-se de um acróstico que, convenientemente, demonstrava a crença do verdadeiro verdadeiro cristão num Iesous Christos, Theou Yios, Soter (que é como quem diz "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador").

 

Assim se explica este curioso fenómeno cultural, mas deixamos uma pequena questão - se tiverem um emblema destes no vosso carro, porque razão o usam? Conheciam esta história, ou usam-no por uma razão totalmente distinta? Agradeçemos, como sempre, qualquer participação!

Licença Creative Commons

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Anderson a 03.05.2017 às 18:11

No Brasil, encontramos este símbolo normalmente associado aos seguidores da igreja metodista. Eles que o utilisam geralmente em aeua carros.
Imagem de perfil

De alguém a 04.05.2017 às 10:39

Obrigado, iremos investigar!

Comentar post



Espaço da autoria de Ovídio Silva (Doutorando em Clássicas), e de um anónimo interessado nestes temas.



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

  Pesquisar no Blog