Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Um argumento que muitos autores da Antiguidade tendem a usar, face a figuras famosas como Hércules, é que a sua multiplicidade de mitos se deve a uma junção de características, bem como de aventuras, de várias entidades que partilham um mesmo nome, ou a quem é dado um único nome comum. Dessa característica é um interessante exemplo a figura de Atalanta, a quem se atribuem duas aventuras.

 

A primeira é a de uma jovem que tinha jurado apenas casar com quem a vencesse numa corrida, sendo que todos os desfiantes derrotados eram mortos. Um dia Hipomene, desejando a mão da jovem, pede a ajuda da deusa Afrodite, que lhe dá algumas maçãs de ouro. Com esses mágicos frutos, Hipomene consegue ganhar a corrida (cada vez que Atalanta o ultrapassava, o seu opositor atirava-lhe uma maçã de ouro, levando-a abrandar para a recolher), e casar com ela. Mais tarde, e por razões que divergem entre os vários autores, são ambos transformados em leões.

 

A segunda, é a da participação desta figura num caça ao javali da Calidónia. É Atalanta que primeiro fere essa criatura, mas Meleagro que acaba por matá-la. Ainda assim, este segundo dá-lhe, no final e pela paixão que nutria pela companheira de caça, a cabeça e a pele do javali (um acto que, mais tarde, leva à morte deste herói, mas isso já é outra história).

 

Existe, em toda esta história, um grande elemento a ter em conta, que é o facto dos dois mitos apenas se intersectarem num único ponto, o nome da heroína. Porém, se são muitos os autores que confundem as duas figuras, atribuindo ambos os mitos a uma personagem una, isso ignora o facto das duas figuras terem paternidades totalmente diferentes e, portanto, dificilmente poderem ser uma só. É óbvio que essa fusão não faz qualquer sentido, sendo, nesse sentido, este um conjunto de dois mitos que nos mostra o mesmo fenómeno que se terá passado com Hércules - pelo seu uso repetido, figuras muito parecidas acabaram por se confundir e tornar-se uma só, fazendo de duas Atalantas uma única, e de múltiplos Hércules um só.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Espaço da autoria de Ovídio Silva (Doutorando em Clássicas), e dois anónimos interessados nestes temas.


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

  Pesquisar no Blog