Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A figura de Odisseu, também chamado Ulisses, é provavelmente uma das mais famosas dos mitos gregos, tendo as suas aventuras sido tratadas, em grande parte, na famosa Odisseia de Homero. A ela se juntam, depois, as aventuras que teriam lugar no resto do Ciclo Épico, em que o herói acabaria por ser morto por um filho que teve com Circe, e que não o conhecia. Agora, se é famosíssima essa versão do mito, alguns autores também mencionam uma outra, em que o herói é transformado num cavalo. Pode parecer muito estranho, mas convém, então, recordar esse curioso mito.

 

Segundo Ptolomeu Queno, Odisseu visitou uma companheira de Circe, que o transformou em cavalo recorrendo a ervas mágicas. Sexto Empírico, ao referir três versões da morte deste herói, menciona também essa transformação, mas sem referir qualquer mito a ela associada. Já Sérvio, ao comentar a Eneida, fala igualmente de três versões da morte do herói, uma delas sendo uma transformação em cavalo por parte da deusa Atena.

 

Se nada sabemos sobre as fontes que os três autores tinham para este singular mito, uma questão que não podemos deixar de pôr é o porquê dessa transformação num cavalo, em detrimento de qualquer outro animal. E, sobre isso, infelizmente não temos qualquer informação para concluir seja o que for; muitas poderiam ser as teorias, mas não passariam disso, teorias, sem um fundo muito credível.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Espaço da autoria de Ovídio Silva (Doutorando em Clássicas), e dois anónimos interessados nestes temas.


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

  Pesquisar no Blog