Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

23 de Abril, 2021

"101 Middle Eastern Tales", de Ulrich Marzolph

101 Middle Eastern Tales, and Their Impact on Western Oral Tradition, de Ulrich Marzolph, é um daqueles livros que normalmente não teria muito lugar nestas páginas, não fosse o facto de se te tratar provavelmente de um dos mais interessantes livros sobre histórias que já passaram pelas nossas mãos.

"101 Middle Eastern Tales", de Ulrich Marzolph

Se este 101 Middle Eastern Tales, de Ulrich Marzolph, se tratasse somente de um livro de histórias orientais, como essa primeira parte do título pode dar a entender (note-se que o subtítulo da obra é Their Impact on Western Oral Tradition), talvez até tivesse um interesse muito limitado, mas o que torna este texto tão interessante e digno de nota é mesmo o facto de ele contar as histórias por detrás de cada um desses 101 relatos, num total de mais de 900 páginas. Para se explicar como funciona, era como se, por exemplo, ao lerem as histórias da Pequena Sereia ou da Cinderela, os relatos das respectivas aventuras fossem depois seguidos por diversas páginas em que são explicadas as diversas versões da história, bem como toda a evolução que levou a que elas fossem conhecidas nos nossos dias na sua forma actual.

Se, por um lado, a maior parte das histórias presentes na obra não são assim tão conhecidas como as que referimos acima - de entre as presentes neste texto, é provável que a mais famosa até seja a dos 40 Ladrões - é de notar que algumas delas até são conhecidas da cultura popular portuguesa. Se já as conhecíamos - ver, por exemplo, a história dos três idosos - nunca sequer pensámos que elas tivessem um protótipo oriental, ou que fossem um elo numa cadeia que já se prolonga há séculos, como no caso daquela história que justifica a cara feia do Linguado.

 

Em suma, 101 Middle Eastern Tales, de Ulrich Marzolph, é uma obra não só interessante pela forma sintética como conta mais de uma centena de histórias, mas pelo que também traz ao tema de um ponto de vista mais académico, unindo nas mesmas páginas múltiplas informações relativas a cada uma delas. É um pouco dispendiosa, admita-se que sim, mas é muitíssimo interessante para aqueles que gostem de histórias europeias, e por isso até queiram perceber melhor de onde vêm elas.

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.