Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

20 de Novembro, 2010

A "Batalha dos Sapos e dos Ratos", de Homero(?)

Esta Batalha dos Sapos e dos Ratos, também conhecida mais simplesmente como Batracomiomaquia, é vulgarmente atribuída a Homero. E a sua trama até é muito simples:

 

Um sapo tenta ajudar um rato a cruzar um lago. Contudo, a meio da viagem deparam-se com uma serpente marinha e o sapo tem de mergulhar, fazendo involuntariamente com que o rato morra afogado. Um outro rato vê estes eventos e menciona ao seu povo que um sapo matou um dos ratos. Isto leva a que os ratos declarem guerra aos sapos. Segue-se uma descrição da batalha, até que os ratos começam a ganhar vantagem face aos seus opositores. No final, e para impedir o extermínio dos sapos, Zeus envia uma força de caranguejos, cuja armadura os ratos não conseguem penetrar, tendo então de retirar-se.

 

O mais interessante nesta obra parece-me ser a capacidade do seu autor em pegar num estilo mais direccionado para o épico e usá-lo numa simples paródia, numa forma que depois será reaproveitada na literatura bizantina. Quem for ler a obra em questão e já tiver lido a Ilíada poderá até notar as semelhanças entre as duas obras, como a aparição de deuses (Zeus e Atena) ou as descrições dos combates, entre outras. Ainda assim, e contrariamente ao que sucede em vários épicos, esta obra é de fácil leitura, assemelhando-se até, pela sua simplicidade, a uma fábula de Esopo.

 

Contudo, e em relação a esta obra, existe uma outra questão a ter em mente - será que o seu autor foi realmente Homero? Não me parece, não só pelo facto de Plutarco dar outra autoria a esta obra, mas porque pode ter sofrido de um mal muito frequente na literatura da época - a atribuição de múltiplas obras a autores famosos, sem que existam provas reais para tal. É, quem sabe, o equivalente antigo de algo frequente nos dias de hoje, a "descoberta" (notem-se bem as aspas) de novos textos após a morte de um dado autor, que descendem não da mão do falecido mas da de alguém que procura uma fama rápida. Nesse sentido, se Homero é o melhor exemplo do épico da altura, o uso do seu nome nesta obra (ou em obras similares), torna-se bastante lógico...

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.