Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

28 de Março, 2011

"Para os estudantes da literatura grega", de Basílio de Cesareia

Aparentemente, são múltiplos os nomes dados a esta obra de Basílio de Cesareia, pelo que é mais fácil localizá-la pelo seu conteúdo: aqui, o autor explica aos seus leitores (maioritariamente cristãos) as razões pelas quais ainda devem ler os autores gregos, como Homero ou Platão.

 

Se Basílio de Cesareia começa por nos apresentar as razões essenciais porque os autores gregos devem ser lidos, importa também mencionar que essa não é a única temática da obra. O autor consegue encontrar algum apelo aos ideais cristãos nas obras de autores mais antigos, mas também refere a importância da selectividade no que se lê; se, por um lado, admite que alguns episódios dos textos de Homero demonstram ideais que os leitores deveriam seguir, também parece incitar a que os leitores descartem os episódios mitológicos, como as infindáveis traições perpetradas por Zeus, entre outros.

Mais à frente, e naquela que pode ser vista como a segunda parte da obra, este autor também demonstra a importância de aplicar essa mesma selectividade à nossa própria vida.

 

Pois bem, contrariamente ao que ao título da obra (e parte da sinopse anterior) poderia dar a entender, esta obra nem tem muito interesse real. É relativamente pequena, refere um ou outro outro elemento interessante da cultura grega, mas pouco mais. Uma cópia desta obra pode ser encontrada, por exemplo, aqui.

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.