Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

Dos deuses gregos aos anjos e santos

Numa obra, cuja referência infelizmente perdi, encontrei um elemento que me pareceu interessante o suficiente para merecer uma menção por cá:

 

Quando Constantino I visitou um templo chamado Sosthenion, onde habitava uma divindade alada, considerou-a como sendo um anjo cristão. Durante uma noite passada nesse templo, foi-lhe então revelado, em sonhos, que esse anjo era São Miguel, e o imperador viria então a transformar esse templo numa igreja cristã, consagrada a esse anjo.

 

Essa igreja, que infelizmente não sobreviveu até aos dias de hoje, bem como a história que levou à sua criação, prova então uma inegável ligação entre os deuses gregos e a religião cristã, até porque os milagres associados à antiga divindade passaram depois a sê-lo a S. Miguel . É provável que algo de semelhante se tenha passado até com muitos santos, já que figuras como São Jorge apresentam elementos semelhantes aos de mitos como o de Perseu, mas tanto quanto me foi dito por quem percebe dessas coisas, não há uma relação totalmente atestada entre os deuses gregos do Politeísmo e os santos do Monoteísmo cristão.

~~~~~~~
Gostas destes temas? Podes ir recebendo as nossas novidades, de forma rápida e gratuita, introduzindo o teu e-mail abaixo e confirmando a subscrição:

2 comentários

  • Imagem de perfil

    mitologia 04.02.2013

    Sobre a relação dos cultos pagãos com o Cristianismo já muito foi escrito, tanto aqui como pelo mundo fora, mas o principal problema dessas teorias passa sempre pelo mesmo ponto, a incapacidade de provar, sem margem para dúvidas, que a figura pagã X e o santo cristão Y são uma mesma figura.

    Isto gera múltiplas situações caricatas, como os casos de Barlaam e Josafat, ou de S. Cristóvão Cinocéfalo, mas leva também a casos em que figuras pagãs têm "algo" em comum com as figuras cristãs. Às vezes é intencional, como no caso que referiu do culto de Éfeso (que não conheço, confesso), mas muitas vezes pode ser uma mera coincidência. Não temos forma de o concluir, pelo menos fidedignamente...
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.