Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

29 de Outubro, 2020

A "Chave do Inferno"

Este pequeno texto, a Chave do Inferno, merece ser referido por cá no contexto das muitas obras associadas a um mesmo São Cipriano. Se já cá falámos do famoso Livro de São Cipriano, bem conhecido em terras de Portugal e do Brasil, esta outra obra, datada de meados do século XVIII ou XIX, é muito mais simples que a "nossa" mas também ligada, falsamente, à mesma figura da Antiguidade.

A Chave do Inferno

Que esta Chave do Inferno se baseia, como o texto anterior, numa mesma tradição mágica que as antecede pode ser inferido através de algumas semelhanças - por exemplo, veja-se a expressão AGLA, aqui em Grego, na imagem acima. Mas essas potenciais semelhanças entre os dois também terminam por aí - este não é um livro de feitiços, mas sim e quase exclusivamente uma pequena obra que permite, através da repetição de algumas expressões, a evocação de demónios, possivelmente por parte de um homem sábio nestas matérias; daí até o seu nome mais completo - a Chave do Inferno, ou Magia Branca e Negra Aprovada por Metatron (um dos anjos da tradição judaica e muçulmana, muito associado à tradição mágica) - já que essa invocação é feita recorrendo ao poder divino de Deus e dos quatro grandes anjos.

 

O livro, em si, contém uma invocação dos poderes divinos, uma conjuração dos espíritos infernais (dos quais a pessoa já deverá saber o nome), uma forma de se endereçar esses espíritos, e finalmente uma forma de os afastar, supostamente após terem cumprido a tarefa que o invocador desejar. É tão simples quanto isso, nas linhas desta Chave do Inferno, mas... será que funciona? Pelo sim, pelo não, decidimos ir tentar o ritual presente na obra, até no espírito desta altura do ano, e não aconteceu absolutamente nada de significativo. Portanto não, não funciona, para quem ainda mantiver curiosidade com essas coisas...

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!



Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.