Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

07 de Dezembro, 2018

A derradeira infidelidade de Penélope

O encontro de Penélope com Ulisses

Penélope, esposa de Ulisses, é particularmente famosa da Odisseia e da Mitologia Grega graças à sua enorme fidelidade, mesmo após duas décadas de ausência do herói. Contudo, existem, nesta e naquela fonte menos conhecida, diversas referências a potenciais infidelidades da sua parte. Não valerá a pena recordá-las a todas - pobre Penélope! - mas existe uma tão curiosa que não poderíamos deixar de a mencionar por cá.

 

Segundo um dos fragmentos de Dúris de Samos, posteriormente reaproveitado em obras como as de Pseudo-Nono, esta personagem mitológica, Penélope, tinha sido mãe de Pã. Mas quem era o pai? Jamais acertariam na resposta, porque se tratava... de todos os pretendentes da heroína, como se ela se tivesse envolvido sexualmente com todos eles e daí fosse gerado um único filho. Essa possibilidade merece ser contrastada com a do mito de Alcmena, que envolvendo-se com Zeus e Anfitrião numa mesma noite, gerou dois filhos, um do deus e outro do marido.

 

Mas de onde vem uma tão absurda possibilidade? Provavelmente da etimologia - Pan significava "todos", e por isso uma potencial traição com todos poderia vir a gerar, simbolicamente, esta criatura. E assim, a derradeira infidelidade de Penélope ficou imortalizada numa espécie de estranho mito...

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!