Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

12 de Abril, 2018

A "Exortação da Guerra", de Gil Vicente

Há aguns dias discutíamos as obras de Gil Vicente, e a forma como algumas figuras da Antiguidade surgem em parte delas. Nesse contexto, a Exortação da Guerra, desse autor, tem um elemento digno de nota.

 

Em primeiro plano a peça apresenta um clérigo afamado nas artes da necromância. Após uma descrição dos seus poderes mágicos, este invoca duas criaturas diabólicas, e por sua influência comum são invocados do mundo dos mortos algumas figuras relacionadas com a guerra. Quem são elas? Sucessivamente, entram em palco Políxena, Pentesileia e Aquiles (que os leitores poderão conhecer das tramas da Guerra de Tróia), seguidos por Aníbal, Heitor e Cipião (duas figuras reais, e uma delas famosa da Ilíada). O seu grau de intervenção da peça varia - a que mais fala é mesmo Políxena, filha de Príamo - mas não deixa de ser curioso que Gil Vicente ainda pense nessas figuras, todas elas da Antiguidade, como as mais indicadas para discutir as várias faces da temática da guerra, mil anos após o término do tempo dos Gregos e Romanos.

 

Por razões como essas se vê o repetido apelo dos temas e eventos da Antiguidade Clássica...

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, no Facebook (novo), ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!



Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.