Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

25 de Fevereiro, 2019

A história do Saci (ou Sacy)

Saci

O Saci, também conhecido por Sacy ou Saci-pererê (entre outros nomes), não é uma figura fácil de definir, já que os eventos que lhe estão associados parecem divergir nas diferentes zonas do Brasil. Entre as suas características essenciais contam-se o facto de ter um gorro vermelho, usar cachimbo e ter uma única perna, movendo-se ora aos saltinhos, ora por magia.

 

Por vezes é visto como uma criatura malvada, mas outros dizem que apenas faz traquinices aos incautos. Curioso é o facto do Saci poder ser capturado, seja roubando o seu gorro vermelho (a fonte do seu poder), ou fechando-o numa garrafa. Depois, para ser libertado, concede um desejo a quem o tiver capturado.

 

Sabendo que muitos dos nossos leitores são do Brasil, será que conhecem histórias concretas associadas ao Saci? Se sim, por favor partilhem-nas connosco, já que esta figura é pouco conhecida em Portugal e as suas aventuras parecem variar entre os vários estados do Brasil.

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, no Facebook (novo), ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!



4 comentários

  • Imagem de perfil

    mitologia

    25.02.19

    Ah, sim, a figura é especialmente conhecida em Portugal por causa dessa série, cujo genérico mais famoso entre nós pode ser visto em https://youtu.be/GO94XCuXEqs?t=7 . O Saci aparece quase no final do vídeo, dentro do antro da Cuca (outro mito brasileiro)!
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo

    03.04.20

    A Cuca é originária de Portugal, também conhecida como Coca. Era comum sobretudo em cantigas de ninar no Brasil (e creio que também em Portugal): "Nana, neném, que a Cuca vem pegar". Há uma versão brasileira em particular na qual parece ter adquirido aparência de jacaré (a versão que chegou até Monteiro Lobato). Mas, originalmente, era uma velha bruxa. Há também registros de uma criatura que segurava nos braços a própria cabeça – daí "Coco" ou "Coca".
  • Imagem de perfil

    mitologia

    04.04.20

    Sim, sim, tem toda a razão. Essa figura foi exportada de Portugal para o Brasil, onde parece ter evoluído de forma independente. É por essa mesma razão que ainda não contámos a sua lenda - parecem existir múltiplas versões em ambos os lados do oceano (e.g. o dragão, a figura que rapta crianças, a "Cuca Maluca", etc.), algumas delas notavelmente proverbiais (e.g. "estar à coca"), o que complica muito falar de todo o tema numa só sequência. Talvez um dia, se existirem muitos interessados...
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.