Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

18 de Maio, 2021

A lenda da Espada do Condestável

A lenda da Espada do Condestável é uma de aquelas que parece ter sido muito conhecida em outros tempos, quando ainda se acreditava que havia um destino divino para Portugal. A ideia foi-se perdendo ao longo dos séculos, e com ela é provável que também se tenha perdido a fama de toda esta outrora famosa lenda.

A lenda da Espada do Condestável

Conta-se que em dada altura da sua juventude Dom Nuno Álvares Pereira, mais conhecido entre nós como "O Condestável", precisou de afiar uma das suas espadas na zona de Santarém. Para tal, dirigiu-se ao melhor espadeiro local, um tal Fernão Vaz, que lhe fez o serviço gratuitamente e até lhe melhorou imenso a espada, dizendo-lhe que quando se tornasse conde de Ourém lá lhe pagaria o que achasse apropriado. O cliente naturalmente que achou estas palavras um tanto ou quanto estranhas - recorde-se até que nessa altura o conde de Ourém era o famoso "Conde Andeiro", que teve um papel importante nesse período da história nacional - mas não ligou muito mais a elas e foi à sua vida.

O tempo foi passando, e passou, até que Fernão Vaz caiu em desgraça. Foi acusado de crimes que não cometeu e até condenado à morte na sequência dos mesmos. Nesse momento, no maior de todos os desesperos, pediu então a ajuda do Condestável, tenha sido directamente ou com a ajuda da sua esposa (que até era uma ex-amada do herói, ou pelo menos assim reza a lenda). Dom Nuno Álvares Pereira, agora já conde de Ourém, como outrora lhe tinha sido profetizado, reconheceu aquele a quem tinha uma dívida antiga e, procurando ajudá-lo como um dia tinha ficado prometido, conseguiu obter-lhe um perdão por parte do rei de Portugal.

 

Esta lenda da Espada do Condestável, também conhecida como a do alfageme de Santarém (em virtude do papel de Fernão Vaz), é uma de muitas que nos leva à ideia geral de um império divino planeado para Portugal. O Condestável, Dom Nuno Álvares Pereira, passa aqui por uma profecia que acaba por cumprir-se, como aconteceu com muitas outras figuras nacionais - relembre-se, por exemplo, a lenda da Batalha de Ourique - o que poderá ter levado a uma ideia de que Deus estava sempre do lado dos Portugueses, ajudando-os em tudo o que podia para que se cumprisse o seu plano divino. E pareceu está-lo, na verdade, até à desgraça que teve lugar com Dom Sebastião, gerando algumas das mais famosas lendas da cultura portuguesa. Mas isso já são outras histórias...

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.