Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

A lenda da raposa de nove caudas, muitas vezes conhecida como Kitsune, vem-nos de terras do Japão, mas é hoje bem conhecida por todo o mundo devido à presença, directa e indirecta, desta singular criatura em várias séries manga e anime japonesas, como Naruto (onde é conhecida como Kurama, segundo nos foi dito), Pokémon ou Digimon (entre muitas, muitas outras vindas do país do sol nascente). Mas que lenda, ou mito, se esconde por detrás de toda essa famosa figura?

Kitsune, a raposa das nove caudas

Se o nome desta raposa de 9 caudas costuma ser Kitsune, essa é uma palavra que não significa muito mais do que "raposa" na língua japonesa. E isso permite-nos compreender um factor muito importante na busca por esta potencial lenda - não existe um mito individual único desta criatura, que para alguns até é um espírito, mas sim um conjunto muito diverso de histórias, fruto da sua extensa presença no folclore japonês, que se estende até aos nossos dias de hoje. Por exemplo, veja-se este anúncio de televisão do país do sol nascente:

Agora, se na cultura ocidental pensamos nas raposas como animais matreiros, fruto de obras literárias como as Fábulas de Esopo ou a Canção de Reynard, no Japão elas têm características adicionais - são igualmente matreiras, sim, mas são-no também com uma infinidade de poderes místicos, nomeadamente o poder de se transformarem em seres humanos. É até por isso que no vídeo acima a jovem tem orelhas e cauda - é uma raposa disfarçada, que se transformou em humana para seduzir ou enganar algum homem!

 

Podemos até dar aqui um exemplo de uma lenda japonesa bastante famosa e que inclui esta criatura. Segundo ela, um homem andava em busca de esposa quando encontrou uma mulher muito bonita num campo de cultivo. Ela disse-lhe que também andava em busca de um marido, ele aceitou com prazer essa espécie de oferta, casaram e tiveram um filho. Ele nasceu quando a cadela da família também teve um cachorrinho. Depois, esse cachorrinho nunca parava de ladrar quando estava perto desta misteriosa mulher... e então, um dia atacou-a e mordeu-lhe pelas costas! Assustada, a mulher tomou a sua forma real - a de uma raposa - e fugiu para um bosque próximo, mas segundo algumas versões continuou a visitar a sua antiga família pontualmente, fazendo até amor com o (ex-?)marido.

 

Seguindo todo este contexto, se existem outras criaturas a que nas terras do sol nascente são atribuídas características mágicas semelhantes - o Tanuki, o Gato, etc. - esta Kitsune tem uma característica muito sua, que é o facto de passar a ter mais caudas à medida que se vai tornando mais velha e poderosa (isto só acontece nas lendas, não é mesmo verdade, para quem estiver curioso e quiser ver uma raposa oriental). O seu limite é um total de nove - e este número em específico, porque este é considerado um que na cultura japonesa dá má sorte, indicando então que essa Kyuubi no Kitsune, ou raposa de nove caudas (a que alguns chamam até "kitsune celestial"), é capaz de estar no auge do seu poder místico - segundo alguns, após 1000 anos - e, por isso, pode causar infindáveis problemas a quem com ela se cruze.

 

É deste conjunto de características que as lendas associadas a uma raposa de nove caudas tomam proveito. Por isso, se estiverem a ver uma série japonesa, ou a ler algum livro vindo desse país, e algum herói se cruzar com este animal - ou, mais precisamente, com uma forma dele que até já tem nove caudas - saberão que se trata de uma figura muito poderosa. Infelizmente, não sabemos em que medida isto surge na história de Naruto (a sua influência nos Pokémons Vulpix e Ninetales, ou no Digimon Kyubimon, é evidente), mas caso algum leitor o saiba pode, como sempre, deixar uma mensagem ali nos comentários e explicá-lo, para que possamos todos ficar mais esclarecidos.

~~~~~~~ ~~~~~~~ ~~~~~~~
Gostas de mitos, lendas, livros pouco conhecidos e curiosidades?
Podes receber as nossas publicações futuras por e-mail ou no Twitter!
~~~~~~~ ~~~~~~~ ~~~~~~~

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.