Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

26 de Maio, 2021

A lenda de Bigfoot, o Pé Grande

A lenda de Bigfoot, também conhecido como o Pé Grande (ou Sasquatch, na língua dos nativos americanos), deve aqui ser apresentada no contexto da anterior, a do Jersey Devil, em que brincávamos um pouco com a situação ao apontar que as imagens de criaturas como essas - ou até de outras, como as fotografias de extraterrestres - são quase sempre desfocadas. Assim, achámos que poderíamos aqui apresentar aquela criatura que pode ser vista como o grande rei, ou rainha, das fotografias e vídeos desfocados.

A lenda do Pé Grande

Diz-se então que o Bigfoot, conhecido no Canadá como Sasquatch e entre nós como Pé Grande (o nome foi-lhe dado em virtude de deixar pegadas tamanho XXL nos locais por onde passa), é uma criatura potencialmente simiesca que vive nas florestas dos Estados Unidos da América. A ideia não é nova, já existia nos mitos e lendas locais no tempo dos nativos americanos, fazendo-nos acreditar que até se poderá tratar de uma espécie local, mas o que a tornou especialmente popular foi um pequeno vídeo que foi gravado, diz-se que por puro acidente, em 1967, e que aqui reproduzimos numa forma melhorada:

O que vêem aqui? Um ser desconhecido? Um homem num fato de gorila? Algo completamente distinto? É, na verdade, precisamente nisso que consiste a lenda do Pé Grande dos nossos dias. Não se reporta a um evento específico, ou a uma história com príncipio, meio e fim, mas sim à grande ideia de que poderá existir uma estranha criatura a viver nos bosques locais. Será, então, mesmo uma lenda, um mito, ou uma ficção criada para fomentar o turismo em dadas regiões? Pense-se nisso. Um amigo vosso diz que viu uma coisa estranhíssima na floresta, mas apesar das centenas de fotografias bonitas nas redes sociais, em apoio do que viu tem apenas um vídeo e/ou imagens desfocadas. Acreditavam nele? Tinham algum cepticismo? Ou, como São Tomé, só acreditavam se tivessem visto tudo isso com os vossos próprios olhos?

 

Na verdade, não existem quaisquer provas reais, e completamente indisputáveis, da existência de Bigfoot, o Pé Grande. Como no caso da outra figura lendária de que cá falámos há alguns dias, o que existem, isso sim, são muitas teorias sobre a possível existência desta criatura. Por exemplo, uma das mais estranhas diz que os seres desta espécie se movem num espaço interdimensional, sendo por isso impossíveis de encontrar além daqueles breves momentos em que se materializam no nosso plano existencial. Será verdade? Como em tudo o que se reporta a esta criatura, é uma mera questão de demasiadas opiniões e muito poucos factos reais. Se acreditam, ou não, só depende mesmo de vocês...

Gostas de mitos, lendas, literatura ou curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é gratuito e poderás aprender muitas coisas novas!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.