Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

21 de Julho, 2020

A lenda de Houyi e o Sol

A semana passada contámos por cá uma lenda chinesa conhecida sobre o nome de Kuafu a perseguir o Sol. Por isso, achámos que também poderíamos começar esta nova semana com uma outra lenda do mesmo país, também sobre o Sol - a lenda de Houyi e o Sol, sendo que o seu herói tem diversos nomes, muitas vezes sendo apenas conhecido como Yi.

Houyi e os vários sóis

É-nos então contado que numa dada altura da história da humanidade existiam dez sóis no céu, cada um deles conduzido por um místico corvo de três pernas. Agora, se por estes dias um só sol nos faz tanto calor, é natural que dez causassem muito mais problemas. Assim, o herói - queriamos chamar-lhe Houyi, apenas Yi, ou qualquer outro nome - decidiu usar o seu arco e flechas para resolver o problema, matando nove dos portadores dos sóis, que depressa se apagaram e foram precipitados para a terra.

 

Existem as mais diversas versões desta lenda, que essencialmente lhe adicionam uma história de fundo e explicam o porquê de Houyi ter poupado um dos sóis, mas na sua forma mais sucinta pode ser contada como o fizemos acima. E, nesta forma, é uma lenda relativamente simples, que essencialmente tenta explicar o porquê de só existir um único sol no céu dos nossos dias. Se, cientificamente, agora sabemos que esta história não é verdade, não deixa de ser um curioso recordar das crenças de outros tempos, em que a humanidade parece ter sentido a necessidade de explicar aquilo que tinha maior dificuldade em compreender...

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!



Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.