Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

13 de Março, 2020

A lenda de Santiago de Compostela

Recentemente alguém aqui quis saber a lenda de Santiago de Compostela. A tradição atribui a essa cidade de Espanha a presença do túmulo de São Tiago*, um dos apóstolos de Jesus Cristo, mas que lenda aí se esconde?

Catedral de Santiago de Compostela

Resumidamente, após a morte e ressurreição de Jesus Cristo os diversos apóstolos - com a evidente excepção de Judas, o traidor - foram pregar a mensagem do seu Salvador por todo o mundo. Nesse seguimento, a tradição medieval diz-nos que São Tiago veio para a Ibéria, onde pregou a sua mensagem divina aos habitantes locais, antes de retornar a terras de Jerusalém, onde - como nos é dito nos Actos dos Apóstolos, por contraste com as fontes apócrifas do resto da mesma lenda - acabaria por ser decepado por ordem de Herodes Agripa.

Mas a lenda não fica por aqui. Ela também nos diz que após a morte de São Tiago alguns anjos transportaram o corpo deste mártir para um barco - uma ocorrência comum nas lendas da época - e fizeram com que, pelo que apenas pode ser considerado um completo milagre, este fosse parar à costa noroeste de Espanha. Em seguida, as mesmas entidades divinas levaram-no para uma caverna e taparam a entrada com uma enorme pedra. E depois, já em inícios do século IX, o local foi descerrado pelo bispo Teodomiro de Iria, levando às grandes peregrinações agora associadas à cidade de Santiago de Compostela.

 

Será tudo isto verdade? Ou será que, pelo menos, tem um fundo de verdade? Há quem jure eternamente que sim. Há quem o negue repetidamente. Mas, ao fim ao cabo, como é muito comum nestas circunstâncias, trata-se tudo de uma grande questão de fé.

 

*- Na verdade, e como apontado por Pedro Oliveira nos comentários, o nome original deste santo não era "Tiago", mas sim "Iago". O seu nome na versão grega do Novo Testamento era Ἰάκωβος (algo como "Jacobo ou Jacó"), mas ao longo dos séculos parece ter sido corrompido para "Iago", e pela forma "Sant'Iago" levou ao Santiago dos nossos dias. Assim, usamos aqui o nome de "São Tiago" não porque ele esteja completamente correcto, mas porque é a forma mais comum adoptada nos nossos dias, salvo em excepções como "Sant' Iago da Espada" (i.e. possivelmente o "Mata-mouros").

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.