Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

23 de Agosto, 2020

A lenda do crocodilo Timor

A lenda do crocodilo Timor vem-nos, como não poderia deixar de ser, de uma terra distante, uma ilha que hoje é conhecida como Timor Leste. Quem olhar bem para ela poderá lembrar-se da história que une o nosso país ao deles, mas poderá igualmente aperceber-se de que esta tem uma forma muito singular. De onde vem ela?

Mapa de Timor Leste

Conta-nos a história que um dia existiu um pequeno crocodilo chamado Timor. E ele tinha um grande sonho - queria tornar-se grande, o maior de todos os da sua espécie, mas não sabia como o fazer. E assim foi vivendo, até que um dia, ao passar por uma praia, encontrou uma criança. Encetaram diálogo, e o menino depressa lhe confessou que também ele tinha um grande sonho - queria visitar muitas terras distantes e conhecer todo o mundo!

Face a esse pedido, o crocodilo depressa se apercebeu que até o podia ajudar, porque sabia nadar. Então, juntos, partiram à aventura e foram conhecer muitos locais distantes. A sua viagem continuou até que um dia, talvez demasiado cansado pelo peso dos anos, o crocodilo se apercebeu que não podia continuar a viagem por muito mais tempo. Informou o menino dessa sua dificuldade crescente, e contou-lhe como temia já não conseguir realizar o seu próprio sonho. A criança acalmou-o, mas à medida que se preparava para desfalecer, o crocodilo cresceu... e cresceu... e cresceu... e cresceu (!), acabando por se tornar numa enorme ilha!

 

Esta lenda tem o seu quê de charme, mas também uma certa tristeza. Sim, o crocodilo realizou o seu grande sonho, tornou-se no maior (e possivelmente até mais famoso?) da sua espécie, mas será que o preço que pagou para tal foi merecido? Essa resposta já fica para os leitores. Ainda assim, não deixa de ser uma bela lenda, criada para justificar o porquê da forma da ilha - que, como pode ser visto na imagem acima, se parece verdadeiramente com um crocodilo - e que o faz de uma forma digna de nota. E, nesse contexto lendário, não podemos deixar de acreditar que a ilha de Timor é, hoje e na verdade, mesmo a concretização do grande sonho do crocodilo Timor!

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.