Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

02 de Março, 2021

A Lenda do Minhocão

A lenda do Minhocão

A lenda do Minhocão é tradicionalmente brasileira, sendo muito provável que não tenha nascido em Portugal ou sido levada do nosso país por emigrantes (e.g. contraste-se com os casos da Cuca ou da Bruxa Évora, entre outras), mas surgido já e plenamente em território do Brasil, entre os seus nativos, ao longo de vários séculos. Assim se explica que ela apareça associada às mais diversas localidades - Pari, Rio de São Francisco, Cáceres, Pantanal, Cuiabá, entre outros locais quase sempre próximos de algum curso de água - e sempre com características muito semelhantes, em termos de todo o seu contexto.

 

Qual é, então, esta suposta lenda do Minhocão? Ela diz, essencialmente, que em terras do Brasil existe uma criatura, ou uma espécie de criaturas muito invulgares, de uma estatura gigantesca. Se ele é realmente uma minhoca, uma espécie de serpente, ou até mesmo um peixe, é algo que não se sabe muito bem... até porque quase nenhumas pessoas a viram pessoalmente! Ainda assim, ela vai fazendo buracos no chão por onde passa (e deixando enormes sulcos nos mais diversos terrenos), virando barcos nos rios, roubando a pesca aos pescadores, e outras coisas que tais. Infere-se, portanto, que ele exista mesmo, dados os vestígios físicos que se acredita que vai deixando, mas ao mesmo tempo também é difícil poder acreditar-se que uma criatura supostamente tão grande, e por isso que também deveria ser bastante lenta, jamais fosse vista, fotografada ou gravada em vídeo por alguém, tendo-nos chegado apenas por relatos orais e pouco mais...

 

Por isso, será que o Minhocão da lenda existe mesmo? Muito dificilmente esta será uma lenda baseada em facto reais, mas podemos acrescentar que é provável que o "Minhocão" de São Paulo, hoje chamado oficialmente o "Elevado Presidente João Goulart", tenha obtido o seu nome popular através desta famosa lenda brasileira, potencialmente pela forma como o seu piso superior - pense-se em uma espécie de Segunda Circular lisboeta, com um piso para automóveis que circula acima das típicas ruas da cidade - faz um metafórico sulco nas vias de circulação da cidade.

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.