Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

09 de Setembro, 2020

O que diz a Oração da Cabra Preta Milagrosa?

A Oração da Cabra Preta Milagrosa é quase certamente uma das mais famosas de determinadas edições do Livro de São Cipriano. É uma espécie de inovação introduzida em algumas versões para lhe dar um valor adicional, para tentar justificar uma nova compra de uma obra que a pessoa até já poderá ter em casa, ainda para mais se acreditar nestas coisas. Mas o que diz esta Oração da Cabra Preta Milagrosa, na verdade? E será que é verdadeira? O seu texto nem sempre é fácil de encontrar, pelo que o reproduzimos aqui, antes de nos focarmos brevemente no seu conteúdo:

Cabra Preta milagrosa, que pelo monte subiu, trazei-me (nome da pessoa), que de minha mão sumiu.

(nome da pessoa), assim como o galo canta, o burro rincha, o sino toca e a cabra berra, assim tu hás-de andar atrás de mim.

Assim como Caifás, Satanás, Ferrabrás e o Maioral do Inferno, que fazem todos dominar, fazei (nome da pessoa) se dominar, para me trazer cordeiro, preso debaixo do meu pé esquerdo.

(nome da pessoa) , dinheiro na tina e na minha mão não há de faltar; com sede, tu, nem eu, não haveremos de acabar; de tiro e faca, nem tu, nem eu, não há de nos pegar; meus inimigos não hão de me enxergar.

A luta vencerei, com os poderes da Cabra Preta milagrosa. (nome da pessoa), com dois eu te vejo, com três eu te prendo, com Caifás, Satanás, Ferrabrás.

Um rectângulo para ritual

O que esta oração específica, conhecida sob o nome de A Oração da Cabra Preta Milagrosa, tem de particularmente digno de nota é que não foi escrita por São Cipriano. Não pode tê-lo sido. E por uma razão muito simples - o nome de Ferrabrás é muito pouco frequente, e a alusão mais antiga que temos a ele é numa canção de gesta medieval, em que nomes estranhos como estes tendem sempre a abundar. Quem inventou esta suposta oração - e, admita-se, não sabemos quem foi - introduziu esse nome aqui pela sua rima com Caifás, figura bíblica, e com Satanás, o opositor de Deus e Jesus Cristo, mas parece desconhecer o seu significado original.

Além disso, quem for comparar esta Oração da Cabra Preta Milagrosa, ou feitiço mágico, ou o que preferir chamar-lhe, com outras produções presentes no mesmo livro - por exemplo, estes três feitiços de amor - depressa se aperceberá do quão diferentes são, e do quanto esta outra produção destoa no contexto da obra. Não é uma oração original, nem provém de São Cipriano, mas é, isso sim, uma falsa produção muito mais recente. E não, ela não tem quaisquer poderes reais para separar casais, para fazer ganhar dinheiro, não faz o amor voltar, não funciona mesmo, nem sofrerão quaisquer consequências estranhas pelo facto de a lerem...

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, no Facebook (novo), ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!



2 comentários

  • Imagem de perfil

    mitologia

    10.09.20

    Boas noites!
    A oração, em si, aparece em diversas versões do Livro de São Cipriano, mas não em todas. Deve ser até muito mais recente que a Idade Média, com pelo menos uma das fontes que lemos a referir uma data já no século XIX da nossa era!

    Quanto aos nossos comentários sobre ela, bem, limitámo-nos a expor o que diz a oração, e quais as suas fragilidades. Há muita gente que tem medo de ler este tipo de coisa, acha que pode ficar embruxada ou algo assim, mas a verdade, essa, é que textos desta natureza nada têm de mal, nem possuem poderes mágicos reais. A ideia de que podem embruxar quem os lê vem, essencialmente, de uma intenção das pessoas ditas "feiticeiras", com o objectivo de ocultarem que a sua arte é, em exclusivo, "a da comedoria", como disse um autor português cujo nome já nos escapa.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.