Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

26 de Agosto, 2022

Amabie, a criatura que protege contra a Covid-19

Se existem, por todo este mundo, um conjunto enorme de criaturas da mitologia com todo o tipo de características mais ou menos estranhas, talvez o Amabie até seja um dos mais relevantes para os dias de hoje. Com nome original アマビエ, a sua história merece, agora mais do que nunca, ser partilhada e transmitida pelo mundo fora. Como diz a nossa sabedoria popular ibérica, "no creo en brujas pero que las hay, las hay", e então nada se perde em tentar esta outra estratégia para a pandemia do Covid-19, que já muitos parecem ter esquecido mas que ainda continua bem em frente das nossas portas. Em que consiste ela? É esse o tema de hoje, e a razão pela qual decidimos falar desta estranha criatura vinda do país do sol nascente.

A lenda de Amabie

Em meados de Maio de 1846 foi vista na província japonesa de Kumamoto uma misteriosa luz no meio do mar. Quando os cidadãos locais tentaram investigar de que ela se tratava, encontraram aí uma criatura muito estranha - tinha bico de pássaro, cabelos longos, três pernas, escamas de peixe e um género sexual desconhecido - que em voz humana lhes revelou que o seu nome era Amabie. Depois, deixou-lhes uma profecia para o futuro, em que também pediu que o desenhassem e mostrassem a sua imagem a todos aqueles que adoecem, porque face a sua presença mística essas pessoas depressa recuperariam das suas respectivas doenças. Em seguida voltou para sua casa, algures nos mares do Japão, deixando estes habitantes locais muitíssimo estupefactos... e eles lá decidiram que deviam mesmo seguir as ordens do estranho ser, até porque pouco ou nada tinham a perder com isso!

 

Entretanto já passaram quase duas centenas de anos, mas há alguns meses alguém em terras do Japão parece ter tido a (feliz) ideia de trazer esta antiga e estranha criatura de volta às luzes da ribalta - um dos cartazes oficiais até pode ser visto na imagem ali em cima. A criatura também é conhecida sob o nome de Amabiko, mas o que este yokai - que é como quem nos diz, de modo simplificado, um monstro nativo japonês - tem de especial é o facto de oferecer protecção recorrente aos seres humanos em troca da partilha de imagens suas. Ou seja, é como se fosse uma espécie de influencer de outros tempos, mas em troca de likes e shares faz é algo de verdadeiramente útil para a humanidade, em vez de tentar cravar refeições e roupas grátis em tudo quanto é sítio. Portanto, não vá o diabo tecê-las, toca a partilhar ali a imagem do Amabie, que nunca se sabe muito bem se estas coisas funcionam mesmo ou não, mas ainda se desconhecendo as verdadeiras origens do Covid, talvez uma espécie de cura mais mística até funcione...

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.