Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

10 de Março, 2021

As lendas de Cacareco e Boston Curtis

Face à dificuldade de encontrar um tema para o dia de hoje decidimos então escrever sobre as lendas de Cacareco e Boston Curtis. Na verdade, talvez até nem seja correcto chamar-lhes "lendas", já que são ambas histórias completamente reais, que aconteceram mesmo e sem qualquer margem para dúvidas, mas que se fossem relidas daqui a alguns séculos certamente suscitariam as maiores suspeitas sobre a sua veracidade.

Cacareco (já iremos a Boston Curtis)

Começando então por Cacareco, esta rinoceronte fêmea foi, no já-distante ano de 1959, eleita com votos de protesto para as eleições municipais de São Paulo, no Brasil - e ganhou, tendo recebido mais de 100 mil votos dos eleitores locais! Infelizmente nunca tomou posse, por razões que nos parecem mais que óbvias, mas algumas décadas mais tarde, em 1988, os Brasileiros votaram em protesto no Macaco Tião para Prefeito do Rio de Janeiro - aí, o animal aparentemente recebeu mais de 300 mil votos, mas já não foi o suficiente para conseguir ganhar...!

Caso estejam curiosos sobre como tudo isto foi possível, convém explicar que nessa altura os votos eram realizados escrevendo o nome pretendido para a vitória numa folha de papel, pelo que, na prática, se poderia votar em qualquer pessoa, animal, ou objecto inanimado. Depois da (absolutamente desapontante) derrota do Macaco Tião, a situação lá foi rectificada - desconhecemos se os dois eventos estão relacionados - para que as pessoas não pudessem tornar a votar em candidatos "extra".

 

Mas uma situação muito semelhante teve lugar nos Estados Unidos da América alguns anos antes, em 1938, quando Boston Curtis ganhou umas eleições locais por 51 votos. Isto nada teria de especial, não fosse o facto do candidato vencedor se tratar de uma mula, inscrita nas eleições para provar que as pessoas votam mesmo quando nem sabem muito bem em quem estão a votar. Reza a história que ela até assinou diversos documentos legais com um dos cascos, mas não conseguimos obter confirmação de que alguma vez tenha tomado posse.

 

Será que alguma situação como estas alguma vez tomou lugar em Portugal? Não conseguimos encontrar uma resposta positiva a isso, mas talvez ali a autora de O sal da história saiba a resposta - o que sabemos, sem qualquer dúvida, é que devem existir animais no nosso país que fariam melhor figura do que determinados políticos que vemos na televisão todos os dias. Para quando, um Cacareco ou Boston Curtis nacional?

Gostas de mitos, lendas, livros pouco conhecidos e curiosidades? Podes receber as nossas publicações futuras por e-mail!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.