Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

01 de Janeiro, 2020

Autoria e Fontes

Este espaço, nascido a 23 de Julho de 2004, é hoje da autoria de Ovídio Silva (Doutorando em Clássicas) e de alguns colegas da área. Salvo (raras) menções em contrário, os textos são da nossa autoria e escritos com base na nossa pesquisa pessoal.

 

Nesse contexto, uma das coisas que mais nos perguntaram ao longo dos anos passa pelas nossas fontes para determinada informação. Responder a isso implica, necessariamente, explicar que sempre tivemos uma intenção de escrever para um público geral e não especializado, de contar histórias em redor de uma fogueira virtual, e em momentos como esses ninguém minimamente sano saberá apontar, por exemplo, "Ah, sim, isso está no verso 522 do livro 11 da Odisseia de Homero".

No passado tentámos incluir as fontes completas directamente nos artigos, mas depois apercebemo-nos que existiam estudantes que pegavam nessa informação e a usavam como se fosse completamente deles, sem nos darem o devido crédito, sem irem verificar as próprias fontes, e até referenciando obras com as quais nunca tiveram qualquer contacto real, parecendo-lhes estranha a noção de que alguém conheça uma obra lendo-a verdadeiramente.

Para dificultar esse processo intelectualmente desonesto, tratando-se de fontes literárias só as mencionamos quando tal nos parece particularmente relevante para o tema, ou quando tal nos é pedido nos comentários. Para fontes orais é dada somente a informação que a pessoa relatora nos permitir.

 

[Página actualizada a 27 de Fevereiro de 2020]

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!