Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

06 de Setembro, 2019

Como é que Maria engravidou e se manteve virgem?

A forma como Maria engravidou e se manteve virgem é um dos grandes mistérios do Novo Testamento, tal como o temos nos nossos dias. Claro que existiram, ao longo dos séculos (e até nos nossos dias), outros exemplos de mulheres que engravidaram ainda virgens de quaisquer relações sexuais, mas se a cesariana já existia nos inícios da nossa era (Solino diz-nos que o nome foi popularizado por César ter nascido através dessa técnica), nada no texto bíblico nos diz que foi assim que o filho nasceu. O que nos leva, por isso, a uma questão intrigante - como foi Jesus concebido, e como foi possível que ele nascesse sendo mantida a virgindade de Maria?

Maria e o Anjo

A resposta que um padre vulgarmente nos dará é que "foi milagre". Sim, a um deus omnipotente tudo seria possível, até a manutenção da virgindade de uma mulher após um nascimento, mas essa pseudo-resposta é também muito pouco satisfatória, até porque se abriria a caricata possibilidade de se poder dar igual resposta a toda e qualquer outra questão bíblica.

Em alternativa, ao longo dos séculos foram sugeridas alternativas. A mais interessante delas, e aquela que trazemos aqui hoje, diz que Maria engravidou pela orelha, e que o próprio filho nasceu, também ele, pela mesma orelha da mãe, tornando possível a manutenção da sua prezada virgindade. E porquê pela orelha? Essencialmente, porque se acreditava que o pecado de Eva tinha entrado pela orelha, quando a Serpente falou com ela, e assim fazia um estranho sentido que a salvação do mundo nascesse do mesmo local de onde veio a sua condenação. A ideia, que não tem quaisquer fundamentos biológicos reais, já aparecia em autores como Efrém da Síria (século IV), numa dada altura até apareceu muito representada na arte, e o nascimento de Jesus de uma forma semelhante a esta, ocorre pelo menos num texto cátaro (i.e. da Idade Média).

 

Como é que Maria engravidou e se manteve virgem? Claro que esta é uma resposta muito estranha para essa pergunta, mas parte do cumprimento de uma pseudo-profecia presente no Antigo Testamento. É, por isso, uma possibilidade como qualquer outra, rementendo-nos, como é muito frequente nestes casos, para o reino exclusivo da fé...

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!