Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Existem livros que indubitavelmente mudaram o nosso mundo. O mais evidente de todos eles é a Bíblia, mas quantos terão sido os leitores que já a leram do início ao fim? Infelizmente, essa mesma ideia de "ouvi falar [bastante?] da obra, mas nunca a li" parece ser uma constante em relação a alguns dos textos mais importantes da história da humanidade.

 

É por essa razão que hoje aqui trazemos uma obra mais inesperada, o Diálogo sobre os Dois Principais Sistemas do Mundo, de Galileu Galilei. O título dificilmente soará familiar, mas suficiente será dizer que esta é a obra em que o famoso polímata italiano discute se é a Terra ou o Sol o elemento central do universo. Assim, o sistema cósmico de Ptolomeu é comparado com o de Copérnico; não nos é dito directamente qual dos dois é o melhor ou o correcto, mas quem for ler a obra poderá compreender que as evidências apontam claramente para um deles (nada de spoilers!). Terá certamente sido essa visão muito pouco imparcial da questão que levou à condenação do autor e das suas obras, bem como à colocação deste texto no catálogo de obras proibidas pela Igreja Católica.

 

Contrariamente ao que poderíamos pensar esta obra é fácil de ler, até porque o autor apresenta as suas ideias sob a forma de um diálogo, quase sempre com explicações bastante simples e apropriadas para um público não-especialista. Contém algumas breves referências a mitos gregos e latinos, juntamente com muitas ideias de Aristóteles, devido essencialmente à ideia vigente no seu tempo que apresentava o corpus aristotélico como a base para (quase) todo o conhecimento. É, por isso, uma obra que não podemos deixar de recomendar para todos aqueles que também estejam interessados em Astronomia.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Espaço da autoria de Ovídio Silva (Doutorando em Clássicas), e de um anónimo interessado nestes temas.
Licença Creative Commons



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

  Pesquisar no Blog