Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

14 de Abril, 2021

"Em Abril, águas mil", significado e origem

Hoje chove lá fora. Por isso nada tão apropriado como falar da origem e significado da expressão Em Abril, águas mil, até dado o mês em que estamos. Por isso, de onde vem ela? Curiosos? Bem, na verdade este é um provérbio popular caracteristicamente português, com génese nacional e que até já tem alguns séculos de existência. Porém, ele nem sempre foi assim, precisamente como ainda o dizemos nestes nossos dias de hoje.

Em Abril, Águas mil... qual a sua origem e significado?

Existem muitas formas deste provérbio, mas entre as mais antigas, que nos chegaram bem atestadas nas primeiras colecções literárias destes temas, contam-se as seguintes duas:

Abril águas mil, coadas por um mandil, e em Maio três ou quatro.

Em Abril queijos mil, e em Maio três ou quatro.

Apresentamos aqui estas duas versões para mostrar que a terceira parte do provérbio original, reproduzido acima, podia ter feito parte do original. Mas o que dizer da segunda, "coadas por um mandil"? Não é totalmente claro, mas terá sido muito provavelmente por essa ausência de claridade que, progressivamente, também essa parte da ideia original foi mudando para "coadas por um funil", acabando depois por cair em desuso.

 

Assim sendo, em Abril, águas mil, poderá ser visto como tendo o significado de que durante esse mês é comum chover bastante em Portugal. Coadas por um mandil poderá - atenção, é apenas uma questão de opinião - ter significado na altura que estas eram chuvas perturbadoras, mais do que auxiliadoras das actividades dos campos, ou que era uma pluviosidade de alguma forma "suja". Em Abril queijos mil provavelmente referia-se às zonas em que existia pastorícia; visto que as chuvas levavam a um crescimento maior das ervas do campo, é provável que isso desse alimentação a mais animais e, como tal, fossem feitos mais queijos. Mas o que dizer da (quase) oposição em Maio três ou quatro? Ela terá de ser relativa ao facto de normalmente chover menos durante esse mês do que durante o seu anterior, com tudo o que de positivo e negativo isso tinha para oferecer.

 

Em suma, a nossa (famosa) expressão Em Abril, águas mil evoluiu ao longo dos séculos, sendo hoje apresentada numa forma bastante simplificada face ao seu original. Assim, nesta sua forma actual, ela tem apenas o significado de que é bastante comum chover em Portugal durante o mês em questão.

Gostas de mitos, lendas, livros pouco conhecidos e curiosidades? Podes receber as nossas publicações futuras por e-mail!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.