Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

Duas Danaides a irem buscar água

O mito das Danaides é relativamente simples, como estas breves linhas irão demonstrar.

 

O rei Danau (ou Dánao) tinha 50 filhas, enquanto que o seu irmão, também ele rei mas de nome Egipto (ou Egito), tinha 50 filhos do sexo masculino. Dado que seria muitíssimo difícil organizar casamentos para essa gente toda, Egipto decidiu que poderia poupar imenso trabalho casando a sua prole com a do irmão. Então, Danau até aceitou esse estranho casamento, mas fê-lo somente com um horrendo plano em vista.

Combinou então com as 50 filhas, colectivamente conhecidas como "Danaides" (i.e. filhas de Danau), que deveriam matar os respectivos maridos na noite do casamento. Todas elas aceitaram o plano, mas apenas 49 mataram os respectivos esposos.

O que aconteceu à última? De seu nome Hipermnestra, a mais velha das filhas do rei decidiu poupar o seu esposo, Linceu (também ele o mais velho de seus irmãos), porque este a tinha tratado muito bem na noite de núpcias.

 

Este é o cerne de todo o mito, mas algumas versões acrescentam dois elementos importantes - por vezes é dito que, anos mais tarde, Linceu viria a matar Danau, vingando-se de todo este horrendo esquema.

Outra versão comum diz que após as suas mortes as Danaides (se 49 delas, ou todas as 50, já não é totalmente claro) foram condenadas a um castigo exemplar no reino de Hades - tinham de retirar água de uma fonte fazendo uso de uma jarra furada. Se esse castigo nos pareceria muito injusto para Hipermnestra, deve ser acrescentado que alguns autores a colocam nos céus, entre as estrelas, sob a forma da constelação do Aquário, em alternativa a Ganímedes.

 

Uma última curiosidade sobre este mito das Danaides. Ainda hoje se vêem muitas fontes neoclássicas em que uma figura humana transporta uma jarra; se essa figura for masculina tende a ser Ganímedes, enquanto que na forma feminina é frequentemente Hipermnestra, podendo ela estar sozinha ou com algumas das suas irmãs.

~~~~~~~ ~~~~~~~ ~~~~~~~
Gostas de mitos, lendas, livros pouco conhecidos e curiosidades?
Podes receber as nossas publicações futuras por e-mail ou no Twitter!
~~~~~~~ ~~~~~~~ ~~~~~~~

2 comentários

  • Imagem de perfil

    mitologia 21.03.2020

    É uma boa ideia, mas isso já é feito - salvo raras excepções, cada mito ou lenda está associado a uma secção, neste caso particular "mitos gregos e latinos". Também existem as secções "histórias do Cristianismo" (chamá-las mitos ou lendas poderia ofender alguns leitores), "mitos e lendas de portugal e do brasil", etc.

    Na secção "outros mitos e lendas" essa identificação é feita de forma ainda mais directa, porque é aí que são guardados mitos menos tratados - chineses, japoneses, indianos, espanhóis, etc. - que não justificariam, pelo menos por agora, uma secção só para eles.

    Bom fim de semana, e cuidado com o Coronavírus!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.