Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Imagem que claramente não é Estentor

É provável que nunca tenham ouvido falar de Estentor, essencialmente pelo facto de se tratar de uma figura mitológica menor. Deste herói sabemos, somente através da Ilíada, que tinha uma voz tão poderosa como a de cinquenta homens. Interessante, claro, mas igualmente muito pouco satisfatório, seja para a trama do épico ou para um maior conhecimento por parte do leitor.

 

Porém, é em momentos como estes que podemos ver a grande importância dos escólios presentes em algumas das obras da Antiguidade. Sobre essa passagem do quinto livro da Ilíada é-nos adicionado um elemento que, apesar de pequeno, acrescenta bastante à história - parece que este Estentor, após o término da Guerra de Tróia, decidiu desafiar o deus Hermes para um concurso de gritos. Naturalmente que perdeu, mas a forma como isso levou à sua morte já não nos é explicado.

 

Existem bastantes tipos de informações que podem ser encontradas em escólios, desde curiosidades gramáticas até histórias como estas; infelizmente, também não existem publicados em tradução, seja inglesa ou portuguesa. São, por isso, muitas vezes de difícil acesso, mas quem a eles tenha acesso também lá pode encontrar conteúdo muito inesperado!

Autoria e outros dados (tags, etc)




Este espaço é da autoria de Ovídio Silva (Doutorando em Clássicas), e de um anónimo interessado nestes temas.
Licença Creative Commons



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

  Pesquisar no Blog