Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

30 de Setembro, 2007

O mito de Ixion

O mito de Ixion apresenta-nos uma figura da Mitologia Grega que é especialmente conhecida pela tortura que veio na sofrer após a morte, como pode ser visto na imagem abaixo, retirada de um vaso grego. Por isso, recorde-se aqui o seu mito de uma forma muito resumida:

Ixion

Após o seu casamento com a mortal Dia, Ixíon recusou dar ao sogro os presentes respectivos, tendo-o atirado para dentro um braseiro. Face a esse acto abominável e incapaz de atingir o perdão entre os mortais, tentou fazê-lo diante dos deuses, participando até num banquete com os mesmos, durante o qual tentou seduzir Hera. Mas Zeus, muito naturalmente, soube das suas intenções e criou uma nuvem com aspecto da mulher, que para alguns se chamava Nefele, com quem Ixíon se viria a unir, gerando os Centauros em algumas versões de toda a história.
Em sequência de todos os seus actos abomináveis, este monarca humano foi depois expulso do Olimpo e levado para o submundo pelo deus Hermes, que com o acordo de Hades o prendeu a uma roda em chamas, onde ficaria a rodar até ao final dos tempos.

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.