Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

03 de Setembro, 2020

O mito de Trofónio e Agamedes

Se existem pequenas adições à história aqui e ali, o mito de Trofónio e Agamedes é relativamente simples. Conta-se que essas duas figuras, frequentemente associadas como uma só, foram os arquitectos de diversos edifícios famosos por toda a Grécia, entre eles o Oráculo de Apolo em Delfos.

O deus Apolo

Segundo o mito, este famoso oráculo em Delfos foi então a última das construções que Trofónio e Agamedes fizeram. E, na verdade, o deus Apolo - visto na imagem acima - parece ter ficado tão contente com a sua criação que lhes decidiu conceder um desejo. Podiam pedir ao deus tudo o que quisessem, mas o seu desejo apenas se concretizaria após um período de sete dias. E então, decidiram pedir a Apolo algo que lhes parecia muito natural - queriam receber aquilo que os deuses considerassem o melhor para todos os seres humanos. O deus concedeu-lhes então esse desejo, e após uma semana de interregno ambos acabaram por falecer.

 

A ideia não é completamente nova e até surge em diversos outros mitos, sempre com a sugestão de que o melhor para todos os seres humanos é falecer no seu momento de maior glória. Sejam as personagens Trofónio e Agamedes, Cléobis e Bíton, ou até Creso e Sólon, a ideia geral é a mesma, que pode ser bem resumida nas próprias palavras que são atribuídas ao sábio Sólon - não contes nenhum homem como afortunado até ao dia da sua morte. Dá que pensar, que sucessivos mitos da Antiguidade nos transmitam essa mesma mensagem, mas que ela também esteja já muito esquecida nos nossos dias de hoje...

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!



Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.