Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

13 de Dezembro, 2019

O mito do Merlion

O mito do Merlion refere-se, essencialmente, a uma figura mitológica conhecida em terras de Singapura, mas que também é relativamente recente, só tendo surgido em meados do século XX. A sua forma, que mostramos abaixo numa versão mais fofinha do que as estátuas originais, é essencialmente a de um leão com cauda de peixe, ou seja, um Merlion, do inglês "mermaid + lion", i.e. sirena + leão.

Mito do Merlion

Mas que mitos ou histórias antigas se escondem por detrás desta criatura? Tanto quanto foi possível averiguar, absolutamente nenhuns. Isto porque esta figura invulgar, em si mesma, não tem uma história muito longa - o Merlion foi criado por volta de 1964 como um símbolo para Singapura, nascendo esta sua estranha forma da necessidade de conjugar dois aspectos da cultura local, a sua associação ao mar (que é muito natural numa pequena ilha), e o próprio nome do país, que significa "a ilha do Leão" (na língua local e em Sânscrito).

Mas, se nem é muito antigo, também terá sido esse aspecto curioso, e indubitavelmente muito único, do Merlion que contribuiu para a sua popularização, fazendo dele provavelmente o mais famoso símbolo de Singapura nos nossos dias de hoje.

Gostas de mitos, lendas, livros pouco conhecidos e curiosidades? Podes receber as nossas publicações futuras por e-mail!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.