Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

24 de Fevereiro, 2020

O mito do Rapto de Europa

Rapto de Europa em mosaico

De um ponto de vista cultural e artístico é possível que este seja um dos mais famosos mitos da Grécia Antiga, estando muito bem representado nos mais diversos lugares - de facto, clicando na imagem acima, até podem comprar, a um preço muito razoável, um mosaico com esta cena mitológica para vossa casa (e convém deixar claro que, infelizmente, não fomos pagos para dizer isto). Recorde-se então o mito:

 

Europa era uma jovem de grande beleza. Um dia, enquanto apanhava flores numa área próxima de uma praia, ela e as companheiras viram um touro de enorme beleza. Curiosas, afagaram-lhe a face, cobriram-no de carinhos, mas somente Europa teve a coragem de subir para o seu dorso. E, quando o fez, o touro rapidamente se pôs em corrida, chegando até a passar pelo próprio mar, como se de um simples prado se tratasse.

Levando-a para a ilha de Creta, o touro revelou-lhe então a sua verdadeira identidade - era Zeus, que queria consumar a sua paixão pela jovem! Dessa relação viriam a nascer diversos rebentos, os mais famosos de entre eles provavelmente Sarpédon e Minos.

 

Normalmente, o mito termina por aqui. Algumas fontes até dizem que Europa casou com um Astério, rei de Creta, mas ninguém parece ter dedicado muito tempo ao destino final da heroína. Sabemos, pelo menos, que Cadmo, cujo pai comum encarregou de procurar o paradeiro da irmã, jamais a tornaria a reencontrar em vida, e terá sido pelos seus constantes gritos de "Europa! Europa! Onde estás tu?" que, em termos de pura lenda, o nosso continente ficou conhecido por esse nome. Dificilmente terá sido verdade, mas... é uma bela história da Mitologia Grega para justificar o nome do nosso continente, não é?

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!



Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.