Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Este é um mito tão invulgar quanto obscuro, mas provalvemente também um pouco inapropriado para os mais novos - perdoem-nos os pais, familiares, encarregados de educação e pessoas com papéis semelhantes. Deixado este aviso, continuamos então com a trama do mito.

 

Numa dada altura Dioniso procurava a entrada para o reino de Hades, de forma a trazer de volta a sua mãe. Incapaz de encontrar esse local, acabou por se cruzar com um pastor de nome Prosimno. Este acedeu a ajudá-lo, desde que o deus fizesse amor com ele. Por motivos de tempo, Dioniso acedeu a este pedido mas com a contingência de que aguardassem até ao seu retorno. Porém, quando o deus voltou ao mundo dos vivos Prosimno já tinha morrido. Então, construiu um enorme falo de madeira, colocou-o sobre o túmulo do pastor e cumpriu a sua promessa.

 

Tome-se em atenção que nenhum autor nos conta esta história por completo, sendo apenas inferida do cruzamento de várias fontes. Ainda assim, não deixa de ser curiosa ao ponto de merecer ser mencionada por cá - o que vos parece? Já conheciam?

Autoria e outros dados (tags, etc)



Espaço da autoria de Ovídio Silva (Doutorando em Clássicas), e de um anónimo interessado nestes temas.
Licença Creative Commons



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

  Pesquisar no Blog