Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

03 de Maio, 2017

O que significa o peixe representado na traseira de muitos carros?

O seguinte símbolo pode, hoje em dia, ser encontrado em muitos carros. Mas afinal, o que significa o peixe representado na traseira de muitos carros?:

Símbolo do Peixe

Claro que representa um pequeno peixe, como é evidente, mas qual o seu verdadeiro significado? Não temos a certeza se todos aqueles que o usam ainda o fazem pela mesma razão, mas originalmente este símbolo era usado para que os verdadeiros cristãos se reconhecessem uns aos outros. Diz a história que um dos crentes desenhava metade do peixe e se um outro fosse capaz de completar o desenho seria, também ele, um cristão oculto num tempo de perseguição.

 

Mas porquê um peixe e não uma âncora, uma cruz, ou um qualquer outro símbolo? A resposta não é óbvia, mas provém da palavra grega para peixe - ichtys. Tratava-se de um acróstico que, convenientemente, demonstrava a crença do verdadeiro verdadeiro cristão num Iesous Christos, Theou Yios, Soter (que é como quem diz "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador").

 

Assim se explica este curioso fenómeno cultural, mas deixamos uma pequena questão - se tiverem um emblema destes no vosso carro, porque razão o usam? Conheciam esta história, ou usam-no por uma razão totalmente distinta? Agradeçemos, como sempre, qualquer participação!

 

[Esta informação foi adicionada posteriormente:]

Há algumas semanas escrevemos algumas linhas sobre o peixe que pode ser visto representado na traseira de muitos carros. Nessa sequência, um leitor brasileiro deixou-nos um comentário em que dizia que esse símbolo era muito associado à Igreja Metodista. Foram eles que nos passaram a seguinte informação:

 

"O uso do símbolo do peixe nos carros vem de tradição evangélica e é uma forma de afirmar que os seus proprietários são cristãos.
O peixe é um dos símbolos do cristianismo uma vez que muitos dos discípulos de Jesus eram pescadores e Jesus os desafiou a serem pescadores de homens.
O uso deste símbolo é informal no sentido que apenas o usa quem quer não havendo qualquer indicação por parte das Igrejas Evangélicas para o seu uso.
Espero que tenhamos ajudado."

 

Ajudaram sim, e aqui fica o nosso obrigado! Este parece, portanto, ser um daqueles casos em que uma tradição vai sendo reinterpretada ao longo dos séculos, perdendo-se parte da sua simbologia original.

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!

2 comentários

  • Imagem de perfil

    mitologia

    30.03.21

    Bem dito, várias dessas informações, mas não todas. Por exemplo, a data em que começa essa "Idade do Aquário" varia bastante, dependendo de fonte literária para fonte. Uns dizem que até já começou há uns meses, outros dizem que será nessa altura, etc.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.